Na segunda semana, além de leituras e visualização de vídeos,explorei algumas das ferramentas disponibilizadas.
De forma a me inteirar no presente tema, fiz uma primeira abordagem
pesquisando em http://en.wikipedia.org/wiki/Open_educational_resources e
http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/access-to-knowledge/open-educational-resources/ .
Efectuei leituras e analisei diversos documentos disponibilizados para este tópico, que considero bastante interessantes e visualizei alguns vídeos disponibilizados.
Dos documentos consultados,
destaco a Declaração REA de Paris 2012 http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html,
o vídeo sobre Educação Aberta http://www.youtube.com/watch?v=4t1uwfzrMkI&feature=youtu.be,
o livro "Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas
públicas" http://www.livrorea.net.br/livro/home.html e
o artigo retirado do referido livro e intitulado "Educação Aberta: histórico,
práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos" de Andreia Inamorato
dos Santos http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/educacao-aberta-historico-praticas-e-o-contexto-dos-recursos-educacionais-abertos/.
Li alguns artigos artigos que constam do LiveBinders - OER, entre eles, "The
Cape Town Open Education Declaration"e "5 Places to find free Educational
Ebooks" http://www.livebinders.com/play/play?id=770695.
De todas as ferramentas exploradas, para a elaboração deste trabalho escolhi o
Mindomo, por me parecer muito interessante, muito intuitivo e de fácil utilização.
A
atividade que realizei está no seguinte endereço https://www.mindomo.com/mindmap/39a1022e08bb4da2ac095b54dc1cf089
Considero que foi
um trabalho muito interessante, trabalhoso mas muito produtivo, que permitiu não
só abordar um tema de tanta pertinência como é a Educação Aberta e os REA, mas
também a exploração de diversas ferramentas, com especial destaque para o
Mindomo.
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